Tratamento

VITRECTOMIA

A vitrectomia, tratamento usado no descolamento de retina, buraco macular ou membrana epirretiniana, é realizada após uma avaliação detalhada pelo médico oftalmologista.

A vitrectomia consiste na remoção do humor vítreo, gel vítreo situado na cavidade posterior do olho. Nela é eliminada a tração sobre a retina, realizada drenagem de líquido subretiniano e tratamento de todos os defeitos da retina presentes.

No final do procedimento o olho pode ser preenchido com gás ou óleo de silicone. Ao longo de algumas semanas, o gás vai sendo absorvido e substituído pelos fluídos naturais do olho. Durante o período de absorção, a visão permanece prejudicada, melhorando progressivamente à medida que o gás é absorvido. O óleo de silicone está reservado para descolamentos de retina complexos e só pode ser removido num segundo procedimento cirúrgico.

A vitrectomia pode ser realizada sob anestesia local ou geral. Habitualmente existe pouco desconforto no período pós-operatório. Nas semanas após a cirurgia são utilizados colírios para facilitar a recuperação, e nas semanas seguintes é essencial um posicionamento adequado, conforme a técnica usada ou características do descolamento, sendo utilizados colírios para facilitar a recuperação.

Vitrectomia
Pré Deslocamento da Retina + Pós Deslocamento da Retina

Qual o prognóstico?

No descolamento de retina os resultados visuais e cirúrgicos são melhores quando este é detetado e tratado precocemente e antes de envolver o centro da retina, a mácula. No entanto, o nível de recuperação da visão não é completamente previsível. O cumprimento do posicionamento aconselhado pelo médico após a cirurgia é fundamental e aumenta a probabilidade do sucesso do tratamento. Descolamentos de retina com muito tempo de evolução têm pior prognóstico e podem necessitar de mais do que uma cirurgia. Nos buracos maculares e membranas retinianas obtêm-se habitualmente melhorias com bons resultados, podendo permanecer alguns sintomas de visão imperfeita ou distorcida.

APÓS UMA VITRECTOMIA: 

Evitar movimentos com a cabeça, ler ou olhar pela janela enquanto se viaja de carro ou comboio. Evitar fazer esforços ou desportos. Não irritar o seu olho, evitar contacto com sabão, champô, água da piscina ou do mar.

Se a posição da cabeça o permitir (dependendo da patologia), ver televisão pode ser permitido. 

Na vitrectomia com tamponamento com gás este vai permanecer cerca de 15 a 20 dias dentro do olho, dependendo do tipo de gás usado. Durante a reabsorção do gás, vê-se uma grande bolha escura no campo inferior de visão, como quem olha através de água. A  visão melhora progressivamente. Durante o tempo de reabsorção do gás não é possível viajar de avião.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp