Patologia

MEMBRANA EPIRRETINIANA

A membrana epirretiniana é um tecido que cresce na superfície da mácula (parte da retina responsável pela visão central) provocando distorção e perda de acuidade visual.

A mácula é a área de um a dois milímetros que se localiza no centro da retina. É aqui que existe a maior concentração de células visuais. Por isso, a mácula é a responsável pela visão mais fina  como a leitura, a escrita ou a condução, as áreas circundantes da retina são responsáveis pelo restante campo visual. Se surge uma membrana epirretiniana, a visão perde qualidade, ficando distorcida.

A maioria é de causa desconhecida ou idiopática. Podem, contudo, surgir secundárias a patologias oftalmológicas, nomeadamente retinopatia diabética, oclusões vasculares, miopia patológica, inflamação ou intervenções intraoculares. O tecido anormal que cresce na superfície da retina contrai levando ao pregueamento e distorção da mácula.

A observação do fundo de olho, complementada com exames como o OCT, permite o diagnóstico preciso.

Nas situações em que não há diminuição significativa da visão é recomendada a vigilância. Nas membranas que provocam diminuição da visão, o único tratamento eficaz é a cirurgia. Esta designa-se por vitrectomia e consiste na remoção do humor vítreo (gel que preenche as porções central e posterior do olho) e da membrana que está a preguear e a deformar a retina. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou geral. Habitualmente existe pouco desconforto no período pós-operatório. Nas semanas após a cirurgia são utilizados colírios para facilitar a recuperação.

A maioria dos doentes apresenta melhoria da visão ou da distorção provocada pela membrana. A melhoria da visão é difícil de prever, sendo gradual ao longo de semanas a meses. Alguns pacientes podem manter alguns sintomas, apesar da remoção completa da membrana e resolução da distorção macular. O reaparecimento da membrana é muito raro.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp