Tratamento

LASER NO GLAUCOMA

No glaucoma os LASER’s mais frequentemente utilizados são:

  • A Iridotomia LASER Periférica (ILP);
  • A Trabeculoplastia LASER Seletiva (SLT);
  • E a Ciclofotocoagulação Laser Transescleral (cuja descrição se encontra nas cirurgias de glaucoma).

A ILP tem indicação quando é detetado um ângulo estreito (o ângulo formado pela córnea e a íris encontra-se abaixo do considerado normal) com risco de evolução para um glaucoma ou já na presença do mesmo. Muitas das vezes é realizada de forma profilática, ou seja, para evitar ou retardar a evolução para um glaucoma de ângulo estreito. É muito importante a identificação do ângulo estreito, pois com a realização da ILP podem evitar-se complicações visuais importantes.

A ILP também é realizada numa situação de glaucoma agudo – uma emergência médica em que a pressão intraocular sobe muito e de uma forma abrupta. A pessoa, entre outros sintomas, tem dor ocular forte e visão enevoada, carecendo de intervenção médica muito urgente.

Trabeculoplastia Laser Seletiva (SLT): é um tratamento LASER efetuado no glaucoma para baixar a pressão intraocular. Pode ser efetuada como tratamento inicial para evitar o uso de gotas para baixar a tensão ocular ou como coadjuvante no tratamento com gotas, quando estas não são suficientes para manter a pressão intraocular sem valores adequados. Pode ser repetido e regra geral o seu efeito diminui ao longo do tempo.

Laser no Glaucoma
Laser no Glaucoma_Câmara anterior muito estreita na periferia - paciente em grande risco de encerramento agudo do ângulo
Laser no Glaucoma - Pentacam
Laser no Glaucoma_Pentacam em paciente com crise de encerramento agudo

Ambos os procedimentos, ILP e SLT, são realizados em sala de tratamento LASER, com anestesia local em gotas e com recuperação rápida da visão e da atividade individual.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp