Tratamento

CIRURGIA DE CHALÁZIO

A cirurgia de chalázio é um procedimento ou tratamento disponível para chalázios que persistem para além de 3 a 4 semanas de tratamento médico adequado e se o doente o desejar. É uma intervenção considerada muito segura e eficaz. Habitualmente, é realizada sob anestesia local e demora poucos minutos.

Em que consiste:

A cirurgia de chalázio é um procedimento no qual é feita uma incisão e curetagem do quisto palpebral, permitindo evitar a recorrência da lesão no mesmo local. A cirurgia é confinada à pálpebra, não havendo interferência com a capacidade de visão.

Esta cirurgia pode ser feita através de duas abordagens cirúrgicas principais consoante a localização predominante do chalázio: via anterior ou cutânea (parte externa da pálpebra) ou via posterior ou conjuntival tarsal (parte interna da pálpebra).

Normalmente, é efetuada a técnica por via posterior, não havendo necessidade de suturas e não havendo risco de cicatrização inestética. Nos chalázios mais evoluídos ou superficiais poderá ser mais eficaz a via anterior ou cutânea podendo nesses casos haver necessidade de sutura dependendo do tamanho da lesão.

A intervenção é realizada numa sala de tratamento, sem necessidade de internamento, sendo a anestesia usada local.

Recuperação

  • A recuperação de cirurgia de chalázio é rápida, podendo habitualmente ser retomadas as atividades laborais ou estudantis no dia seguinte;
  • Normalmente a cirurgia não deixa cicatriz uma vez que é efetuada quase sempre pela parte interna da pálpebra;
  • Na primeira semana de pós-operatório, o oftalmologista prescreve medicação tópica e é necessário evitar ambientes com poeiras.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp

Patologias Associadas