A blefaroplastia agrupa um conjunto de técnicas cirúrgicas plásticas e reconstrutivas com potencial de rejuvenescer a área da face superior, na região periocular . Aplicável às pálpebras superiores, inferiores, supracílio , permite também reduzir a expressão das pregas cutâneas do canto do olho conhecidas como “pés de galinha”. No final do tratamento o paciente ficará com a pele mais tensa, sem rugas, olhar menos cansado e com aspecto mais alegre, sem que altere a fisionomia ou as características individuais do rosto.
Concretamente, a blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras, consiste na remoção do excesso de pele na pálpebra superior e/ou inferior, podendo, se necessário, remover ou alterar a posição da gordura para que possa ter um contorno mais suave da pele. Nas pálpebras superiores a incisão é feita na prega natural da pele por forma a que não seja perceptível qualquer cicatriz. Nas pálpebras inferiores, sempre que possível a abordagem é feita pela face interna da pálpebra permitindo dessa forma que não seja feito qualquer corte na pele. A cirurgia é sempre feita em regime de ambulatório (sem internamento), com anestesia local e sedação por forma a que o paciente não tenha qualquer sinal de dor.
O tempo de recuperação é de cerca de 2 semanas, sendo que os apenas os primeiros 3-5 dias são mais limitativos para o exercício da atividade profissional, embora tal deva ser avaliado especificamente.
O tratamento cirúrgico pode ser complementado com injeção de toxina botulínica (Botox), o que ajuda a melhorar os resultados estéticos ao reduzir ou mesmo eliminar as pequenas rugas da pele.