Patologia

ASTIGMATISMO

O astigmatismo é um erro refrativo num determinado eixo, em que a imagem na retina surge desfocada. É um dos problemas mais frequentes e pode estar associado a outras doenças oftalmológicas. Com astigmatismo, os objetos são focados em vários pontos, distorcendo a visão, isto é, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina.

Astigmatismo - Cirurgia de Correção a Laser
Cirurgia de Correção a Laser

As causas do astigmatismo são, na sua essência, desconhecidas. Na maioria dos casos, o erro refrativo está presente logo desde o nascimento. No olho com astigmatismo, é usual o defeito estar na curvatura da córnea, cuja forma é mais ovalada do que redonda, ou seja, esta curvatura torna-se assimétrica, desfocando assim, a visão. O astigmatismo poderá também ser induzido por certas doenças dos olhos, como é o caso do ceratocone, pterígio, entre outras.

As pessoas com astigmatismo possuem uma visão turva ao perto e ao longe, ou seja, os objetos mais próximos ou distantes, ficam distorcidos. O astigmata pode apresentar fadiga ocular ou cefaleias (dor de cabeça), que são os sintomas de astigmatismo mais frequentes.

O tratamento para astigmatismo passa pela correção do erro refrativo, através de óculos ou lentes de contato. A correção cirúrgica também é possível, recorrendo a laser (Femto-LASIK, LASIK ou PRK) ou a implante de lentes intra-oculares.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp