Tratamento

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico no qual a córnea danificada é substituída por outra córnea de um dador, podendo ser na totalidade das suas camadas (queratoplastia penetrante) ou apenas parte dela (queratoplastia lamelar). Estes últimos procedimentos são, atualmente, a maioria das intervenções realizadas, pela menor modificação e melhores resultados e recuperação.

Transplante de Córnea
Transplante de Córnea - técnica de queratoplastia penetrante

A córnea

A córnea é um tecido transparente com várias camadas que cobre a região anterior do olho, ou seja, a pupila, a íris e uma parte da esclerótica. A sua função essencial é, não apenas de proteção do olho, mas também de focagem, uma vez que ajuda a concentrar a luz sobre a retina. É, aliás, a lente natural mais potente do olho. Para que a córnea consiga desempenhar corretamente as suas funções é fundamental que mantenha a sua transparência e integridade.

No entanto, várias doenças inflamatórias, infecciosas e degenerativas, bem como certos tipos de traumatismos, podem danificar irreversivelmente a córnea e provocar uma perda significativa de acuidade visual.

Transplante de Córnea
Transplante Lamelar
Transplante de Córnea
Transplante Lamelar

Os procedimentos

Pode realizar-se queratoplastia penetrante ou transplantes lamelares:

  • DMEK
  • DSAEK
  • DALK

Riscos 

Para além dos habituais riscos e complicações associados a todos os procedimentos intra-oculares, como infeção ou inflamação, pode ocorrer deslocamento dos transplantes lamelares e risco específico de rejeição da córnea.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp

Patologias Associadas