Em que consiste:
A cirurgia de catarata é um procedimento no qual o cristalino, que está cada vez mais opacificado como um vidro fosco, é removido, sendo implantada uma lente transparente, que permite restaurar a visão.
Esta cirurgia pode ser feita através de duas técnicas cirúrgicas principais: a facoemulsificação (FACO) ou a extração extracapsular do cristalino (EECP).
A cirurgia de catarata por facoemulsificação consiste num procedimento cirúrgico que permite a extração da catarata, recorrendo a uma tecnologia de ultrassons de alta precisão para emulsificar o núcleo, facilitando a extração da catarata e sendo realizada sem internamento.
Esta cirurgia é caracterizada pela sua previsibilidade, reprodutibilidade, alto grau de precisão e segurança, oferecendo inúmeras vantagens, quando comparada com a operação tradicional (extração extracapsular do cristalino), nomeadamente a capacidade de realizar a intervenção sem suturas (na realidade por orifícios de dimensões pouco maiores que os espaço entre suturas/pontos, da técnica antiga, de cicatrização lenta, ao contrário desta) e permitindo recuperação e regresso às atividades habituais em poucos dias.