Patologia

BURACO MACULAR

O buraco macular resulta de uma tração tangencial induzindo a formação de um buraco na mácula. Com o tempo o buraco aumenta de tamanho e os seus bordos descolam.

O buraco macular induz diminuição da visão central, a qual, sem intervenção se torna, na maioria dos casos, irreversível.

Trata-se com vitrectomia, a remoção do gel vítreo situado na cavidade posterior do olho, com posterior remoção da membrana limitante interna da retina da área macular, uma película de poucos micras de espessura que é 10x mais fina que um fio de cabelo. No final da cirurgia é necessário injetar uma bolha de gás para que os bordos do buraco se unam. A bolha de gás sobe, dentro do olho. Logo, para permitir a pressão necessária sobre o buraco é necessário um posicionamento rigoroso de cabeça para baixo, durante 3 a 8 dias.

 O gás permanece cerca de 15 a 20 dias dentro do olho, dependendo do tipo de gás usado. Durante a reabsorção do gás vai ver uma grande bolha escura no seu campo inferior de visão, como se estivesse a olhar através de água.

Durante o tempo de reabsorção do gás não é possível viajar de avião.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp