Patologia

MIOPIA

Miopia é um distúrbio visual que afeta sobretudo a visão de longe, com imagens desfocadas. Para uma visão correta, o ponto focal dos raios luminosos deveria convergir para uma área próxima dos recetores localizados na retina, no interior do olho.

Uma pessoa míope pode conseguir ver objetos muito próximos, mas os distantes poderão estar desfocados, não permitindo distinguir pormenores. Com graus moderados ou elevados de miopia não se consegue ler legendas na televisão, conduzir ou mesmo ver paisagens ou conhecer pessoas ao longe.

No caso de existir miopia, o ponto focal é formado antes da retina, o que pode acontecer por três motivos:

  1. Alteração da curvatura da córnea – quando a córnea é mais curva do que o normal, leva à formação da imagem dos objetos antes de chegar à retina;
  2. Alteração do comprimento axial – quando o comprimento do olho é maior do que o comprimento ótico. frequente nas miopias de grau elevado.
  3. Miopia de índice – é uma miopia tardia que aparece, normalmente, depois dos 60 anos, quando as pessoas têm cataratas nucleares. Estas levam ao aumento do índice refrativo do cristalino, diminuindo a acuidade visual ao longe.

No que diz respeito ao tratamento ou correção da miopia, esta pode ser corrigida essencialmente com óculos, até meados da segunda década de vida, podendo a partir desta idade também ser tratada com lentes de contacto, com cuidados adequados. A correção da miopia através de cirurgia também é possível depois dos vinte anos e caso a miopia esteja estabilizada. O médico oftalmologista, após uma observação atenta do doente e dos resultados dos exames, poderá indicar o tratamento mais indicado para a miopia em cada caso. Ou seja, existem diferentes formas para corrigir a miopia, sendo que a melhor solução para um determinado doente, será ponderada a nível individual.

Podemos resumir a correção da miopia a 4 soluções:

  • Uso regular de óculos;
  • Uso de lentes de contacto – com várias alternativas desde lentes para uso num único dia até lentes de maior duração ou lentes especiais para casos particulares;
  • Correção com laser – intervenção rápida e eficaz para miopias até um determinado grau, de acordo com a espessura da córnea de cada indivíduo (atualmente sobretudo Femtolasik, já 100% LASER, sem lâmina; PRK noutros casos);
  • Cirurgia com implante de lentes intraoculares – para miopia muito alta ou para pessoas já com vista cansada associada.

A Correção com Laser ou Lentes Intraoculares está associada a elevada satisfação, mas está normalmente reservada para os casos em que o processo de crescimento do globo ocular já terminou, pelo que habitualmente é realizada depois dos 21 anos e depois de verificada a estabilidade. Pode corrigir associadamente astigmatismo e, normalmente, passa a não haver necessidade de uso de qualquer auxílio para ver bem ao longe.

A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe muitos avanços sobre o primeiro LASER (utilizado em Portugal no tratamento da miopia desde 1993) com acréscimos de qualidade e segurança. Associado a revoluções nos equipamentos de estudo pré-operatório e aos estudos de longa data e lentes intraoculares mais recentes, veio permitir tratar com muito sucesso a maior parte das pessoas interessadas em deixar de usar óculos por miopia.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp