Patologia

CATARATA

A catarata caracteriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho). No olho com catarata, a visão vai diminuindo progressivamente de acordo com o grau de opacificação do cristalino. Quanto maior for a opacificação do cristalino maiores serão as perturbações na visão. Em situações extremas os doentes podem perder totalmente a visão (antigamente era muito frequente a cegueira por catarata total).

Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz) podem ser ténues numa primeira fase, agravando-se a sintomatologia com o decorrer do tempo. Na fase avançada tudo fica enevoado com dificuldades em conhecer as pessoas ao longe ou em acompanhar legendas ou rodapés em televisões pequenas a médias e longas distâncias.

Olho com Catarata
Olho com Catarata
Catarata
Catarata

A causa mais frequente de catarata ocular é o processo natural de envelhecimento do cristalino que ocorre, normalmente, a partir do final da quinta década de vida. Inicialmente dá-se a redução de elasticidade do cristalino, compensável com ajuda de óculos e mais tarde o aparecimento de sintomas de hipovisão, sobretudo a partir dos 60 anos. No entanto, há outras causas que podem estar na origem da catarata, nomeadamente:

  • medicamentos (corticosteróides -“cortisona” em doses prolongadas)
  • doenças (diabetes, galactosemia, doenças renais)
  • imperfeito desenvolvimento fetal e infantil do cristalino ( com catarata congénita ou infantil)
  • Traumatismos, infeções e inflamações oculares (uveítes), etc
  • cirurgias intra-oculares (cirurgias de retina e vítreo, etc)

No seu início, a catarata pode ser assintomática, no entanto, importa estar atento a sintomas como a visão turva, a diminuição da visão noturna ou a fotofobia (sensibilidade à luz). Estes sintomas podem-se manifestar de forma muito ténue no princípio da doença, agravando-se posteriormente com a sua evolução.

De uma forma genérica, podemos considerar os seguintes sintomas:

  • visão turva
  • diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste
  • diminuição da visão noturna
  • visão dupla num olho (diplopia monocular)
  • alteração frequente dos erros refrativos, com tentativa de mudança frequente de óculos
  • fotofobia ou diminuição da visão com sol ou faróis frontais

Os sintomas de catarata fazem-se sentir de uma forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacificação do cristalino, pelo que serão progressivamente mais importantes e incapacitantes.

Cirurgia de Catarata
Cirurgia de Catarata

Se a catarata for tratada conveniente e atempadamente, através de uma intervenção cirúrgica, o doente poderá voltar a ter uma vida perfeitamente normal, sem quaisquer restrições (após os primeiros dias de cuidados simples no pós -operatório).

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp

Tratamentos Associados