Patologia

PRESBIOPIA

A presbiopia ou “vista cansada” é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho vai progressivamente perdendo a capacidade de focar objetos mais próximos.

Numa visão normal a imagem deve formar-se na retina, contudo, num olho com presbiopia a elasticidade do cristalino e a força do músculo ciliar alteram-se e iniciam-se problemas de visão ao perto. Estes ocorrem sobretudo a partir dos 45 anos de vida e são sentidos mais precocemente e de forma intensa nos hipermétropes.

Implante - Lente Intraocular
Implante - Lente Intraocular

Na origem da presbiopia, as evidências mostram que as causas mais importantes nesta alteração natural são a perda de elasticidade do cristalino e as mudanças consequentes na sua esfericidade máxima /curvatura e na diminuição do resultado da contração do músculo ciliar.

A fadiga ocular na visão de perto é usualmente o primeiro sintoma da presbiopia, que está presente na maioria das pessoas acima dos 45 anos. Surgem dificuldades em ler com baixa luminosidade e dificuldades em focar pequenas letras. Surge o afastamento dos objetos para leitura, de modo a evitar a zona de perto, onde já não é possível focar.

Outros sintomas possíveis são lacrimejar na visão ao perto, dores de cabeça e momentos de visão turva quando existe transição entre as visões de perto e de longe. Com o passar dos anos estes sintomas agravam-se e a pessoa deixa de conseguir ler sem ajuda ótica, designadamente óculos de perto.

O objetivo do tratamento da presbiopia é corrigir o erro refrativo de perto, o que pode ser alcançado com recurso a óculos ou lentes de contacto ou nos casos mais importantes também com cirurgia.

Entre os 45-50 anos e os 60 anos os óculos de perto exigidos para ler bem são progressivamente mais fortes em termos dióptricos. Os óculos com lentes progressivas visam corrigir simultaneamente tanto a visão de perto como a de longe com a mesma lente, escolhendo o utilizador e em cada momento o ângulo necessário a cada distância (para perto usa a parte de baixo da lente, para distâncias intermédias a zona central e para longe a mais superior). 

A alternativa é a cirurgia de presbiopia. Na correção da visão o LASER é ótimo para correções só de longe, mas nas pessoas com presbiopia já muito importante, a melhor opção cirúrgica é desde a década passada a cirurgia com implante de lentes multifocais. Esta cirurgia pode corrigir em simultâneo os erros refrativos de longe, de perto e de meia distância, eliminando na totalidade, ou quase, a necessidade de utilização de óculos. Contudo para ler os caracteres mais reduzidos a distâncias muito próximas sem qualquer ajuda é habitualmente necessária uma boa iluminação.

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp