O objetivo do tratamento da presbiopia é corrigir o erro refrativo de perto, o que pode ser alcançado com recurso a óculos ou lentes de contacto ou nos casos mais importantes também com cirurgia.
Entre os 45-50 anos e os 60 anos os óculos de perto exigidos para ler bem são progressivamente mais fortes em termos dióptricos. Os óculos com lentes progressivas visam corrigir simultaneamente tanto a visão de perto como a de longe com a mesma lente, escolhendo o utilizador e em cada momento o ângulo necessário a cada distância (para perto usa a parte de baixo da lente, para distâncias intermédias a zona central e para longe a mais superior).
A alternativa é a cirurgia de presbiopia. Na correção da visão o LASER é ótimo para correções só de longe, mas nas pessoas com presbiopia já muito importante, a melhor opção cirúrgica é desde a década passada a cirurgia com implante de lentes multifocais. Esta cirurgia pode corrigir em simultâneo os erros refrativos de longe, de perto e de meia distância, eliminando na totalidade, ou quase, a necessidade de utilização de óculos. Contudo para ler os caracteres mais reduzidos a distâncias muito próximas sem qualquer ajuda é habitualmente necessária uma boa iluminação.