Tratamento

CIRURGIA DE CATARATA

A cirurgia de catarata é o único procedimento ou tratamento disponível para a catarata. É uma intervenção considerada muito segura e eficaz. Contudo, nem todas as cataratas possuem indicação cirúrgica. Em qualquer caso, deverá ser o médico oftalmologista, após análise de cada caso e dos respetivos exames, a decidir, juntamente com o doente, a necessidade de operação. A operação à catarata poderá eliminar também erros refrativos importantes (como miopia ou hipermetropia), aumentando a autonomia de óculos e reduzindo risco de glaucoma de ângulo estreito.

Cirurgia de Catarata
Olho com Catarata - Pré Cirurgia
Olho sem Catarata
Olho sem Catarata - Pós Cirurgia

Em que consiste:

A cirurgia de catarata é um procedimento no qual o cristalino, que está cada vez mais opacificado como um vidro fosco, é removido, sendo implantada uma lente transparente, que permite restaurar a visão.

Esta cirurgia pode ser feita através de duas técnicas cirúrgicas principais: a facoemulsificação (FACO) ou a extração extracapsular do cristalino (EECP).

A cirurgia de catarata por facoemulsificação consiste num procedimento cirúrgico que permite a extração da catarata, recorrendo a uma tecnologia de ultrassons de alta precisão para emulsificar o núcleo, facilitando a extração da catarata e sendo realizada sem internamento.

Esta cirurgia é caracterizada pela sua previsibilidade, reprodutibilidade, alto grau de precisão e segurança, oferecendo inúmeras vantagens, quando comparada com a operação tradicional (extração extracapsular do cristalino), nomeadamente a capacidade de realizar a intervenção sem suturas (na realidade por orifícios de dimensões pouco maiores que os espaço entre suturas/pontos, da técnica antiga, de cicatrização lenta, ao contrário desta) e permitindo recuperação e regresso às atividades habituais em poucos dias.

Intervenção Catarata
Intervenção Catarata
Cirurgia Catarata
Cirurgia Catarata

Recuperação

A recuperação de cirurgia de catarata por facoemulsificação é bastante rápida, uma vez que é realizada com anestesia tópica e em ambulatório. Os equipamentos tecnológicos mais recentes, permitem incisões corneanas muito pequenas, possibilitando uma melhor recuperação após a cirurgia. As lentes intra-oculares mais avançadas (os primeiros modelos – rígidos – datam dos anos 40 do século passado) entram enroladas e vão devolver a transparência necessária à boa visão.

Na primeira semana de pós-operatório, o oftalmologista prescreve colírios e é necessário evitar vento e poeiras. Normalmente, a visão tem recuperação rápida, podendo, inclusive, o doente levar uma vida praticamente normal ao fim de 2 ou 3 dias.

Cirurgia de Catarata
Equipa Clinivis a operar

Utilize o formulário abaixo para efetuar a marcação da sua consulta.

Ou faça a sua marcação por WhatsApp

Patologias Associadas